
A Sala de Situação é uma ferramenta fundamental do Sistema de Alta Direção, para que o dirigente político possa avaliar com precisão e rapidez as ações do seu plano estratégico de campanha, tomar as decisões necessárias e monitorar o resultado destas deliberações.
ORIGENS
O conceito de Sala de Situação foi desenvolvido a partir da experiência da condução militar em tempos de guerra. Na estratégia militar surge a necessidade de compatibilizar duas situações aparentemente contraditórias: o calor do campo de batalha com a necessidade de frieza na análise tático-estratégico e a tomada de decisões. Para enfrentar esta contradição, há muitos anos surgiu o conceito de sala de guerra.
PRINCÍPIOS BÁSICOS
Isolamento da Tensão Situacional: garante serenidade e frieza necessárias para o adequado processamento e análise da situação;
Monitoramento em Tempo Hábil: garante que as informações cheguem a tempo de informar e evitar a desinformação. No extremo, em determinadas situações de crise, o monitoramento em tempo eficaz pode ser insuficiente, sendo necessário o monitoramento em tempo real, ou seja, o fato acontece e a informação está disponível imediatamente, sem atraso.
OPERAÇÃO
A implementação e operação de uma sala de situações não se restringe à mera simplificação de se estruturar uma sala, com televisores, computadores e infraestrutura de TI. Sua real operacionalização somente se dá quando são incorporadas e realizadas metodologias e práticas de trabalho de sistemas de alta direção, devidamente alimentadas por fluxos de informações estratégicas que cheguem em tempo hábil, voltadas para dar suporte à tomada de decisões e processamento de crises e emergências.
